O Desafio de um Discipulado Eficaz

06-01-2011 01:27

O Desafio de um Discipulado

Eficaz Jesus aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra, ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai e do filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. Mt 28.18-20

Finalmente apareceu Jesus aos onze quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que já o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Mc 16. 14-15
O nosso Mestre nos deixou como referência para a nossa vida como cristãos autênticos dois princípios que estão esquecidos nos dias de hoje:
Negar-se a si mesmo (Lc.14:25-27),
Desapego a bens materiais ( Lc.12:34 )

Como pregar o Evangelho de forma que os princípios fundamentais para o nosso viver Cristão não se percam no meio do caminho?

Um dos pontos fundamentais no ministério de Jesus aqui nesta terra era anunciar a mensagem da Salvação, mas já parou para pensar que esta mensagem não chegaria até si, se Ele não tivesse desempenhado algo fundamental no seu ministério, que foi o de discipulador? Como fazer com que esta mensagem de Salvação chegue a todo o mundo?

Por isso que Jesus dá grande valor ao Discipulado. Ele certamente sabia que Seu tempo era muito curto aqui, e que eram necessárias pessoas capacitadas para que a Sua mensagem chegasse até aos confins da terra. Por essa razão o Salvador deu tanto valor ao Discipulado. E quando falamos de capacitação não estamos a falar somente de conhecimento intelectual, pois Jesus não usa este critério para escolher os seus discípulos, os critérios de escolha de Jesus, por vezes, são diferentes dos nossos. Ele escolheu os que queriam pagar o preço, para estar ao Seu lado, os disponíveis, aqueles que Ele capacitaria através do Discipulado.

Muitas igrejas hoje têm descoberto o valor do Discipulado. Não adianta anunciarmos o Evangelho e conquistarmos vidas se não as discipularmos. O Discipulado é que vai realmente ajudar os novos convertidos a se firmarem na fé.
Mas como era o Discipulado de Jesus? E como colocá-lo em prática nos dias de hoje? Este é o grande desafio de todas as igrejas do sec.XXI: colocarmos em prática um Discipulado como o de Jesus. Só assim formaremos uma geração de cristãos maduros e que posteriormente irão gerar outros maduros como eles. E este é o desafio para a MCI RIO DE JANEIRO: o Discipulado é muito mais que estudar os Fundamentos da Fé juntos.

Jesus estipulou bases para um Discipulado Eficaz, e a principal delas se chama Relacionamento! E relacionamento envolve uma aliança entre discipulador e discípulo. Isto não é fácil, pois dessa forma desenvolvemos uma convivência muito próxima com quem estamos a discipular, e tal envolvimento exige de nós um desprendimento que nem sempre é o que nós queremos.

É muito mais fácil servirmos a Deus sem termos o compromisso de cuidarmos de alguém, mas não é isso que o Mestre espera de nós!

DISCIPULADO = ACOMPANHAMENTO 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, 365 DIAS POR ANO.


Difícil? Isso era o que Jesus fazia com os discípulos durante o Seu período de discipulado com eles, Ele os acompanhou, os tratou, os ensinou, viveu com eles, dormiu com eles, acordou com eles, os repreendeu, se alegrou com eles, para somente depois os enviar. Mesmo depois de enviados, nunca deixaram de ser discípulos de Jesus, mesmo depois de já terem os seus próprios discípulos, com isso, vemos que sempre vamos ser discípulos de alguém.

Hoje somos poucos (por enquanto), mas precisamos desenvolver estas bases agora para que, quando a multidão chegar, tenhamos a mão-de-obra para as discipular. Então, você que está sendo discipulado, se prepare, pois em breve será você que estará discipulando alguém!

Meus caros irmãos, esse processo de Discipulado, da forma como se apresenta, é novo para todos nós, por isso, exigirá de nós um esforço maior no começo, mas depois, cuidar de pessoas será algo normal e foi esse desafio que o Senhor nos convidou para que sonhássemos juntos: ganharmos vidas, cuidarmos delas, e vê-las a cuidar de outras futuramente.

Nunca se esqueçam de que como um recém-nascido, por vezes, o nosso discípulo exigirá de nós acordarmos no meio da madrugada para darmos o “leitinho”para ele, e você discipulador tem que estar disposto a se levantar da sua cama quentinha e confortável para levar até ele o seu alimento. E você discípulo não tenha vergonha de “chorar” quando tiver fome, seja qual for a hora do dia ou da noite. Sobretudo, nunca se esqueçam que a principal base para o Sucesso do Discipulado de Jesus Cristo foi o Relacionamento.

Erivelton e Fabiana